
O astrolábio (náutico) moderno de metal foi inventado por Abraão Zacuto em Lisboa, a partir de versões árabes pouco precisas. Este instrumento foi uma novidade na Europa, datando de 1519 o seu primeiro desenho e descrição. O disco inicial foi parcialmente aberto para diminuir a resistência ao vento. Era formado por um disco de latão graduado na sua borda, num anel de suspensão e numa mediclina (espécie de ponteiro).
O manejo do astrolábio exigia a participação de duas pessoas; consistia num grande círculo, por cujo interior corria uma régua; um homem suspendia o astrolábio na altura dos olhos, alinhando a régua com o sol enquanto outro lia os graus marcados no círculo.
O astrolábio, versão náutica, permitia saber a distância que ia do ponto de partida até ao lugar onde a embarcação se encontrava, mas descobria-se isso medindo a altura do sol ao meio-dia. O que era difícil pois não havia relógios. Na época media-se o tempo com ampulhetas, cujos resultados eram pouco rigorosos.
(Beatriz Grilo - 8º B)
Anemómetro ou Anemógrafo
Um anemómetro é um dispositivo que indica a velocidade com que o vento sopra. Um anemómetro permite medir com precisão a velocidade do vento
Marta Silva - 8º B
4 comentários:
me ajudou muito valeu!!!!
vamo corinthians,libertadores 2010!!!!!
me ajudou bastante muito obrigada ! Bjks
muito bom mesmo, o do astrolabio me deu todas as respostas nessessarias para a pesquisa!!!
muito obrigada!
Enviar um comentário