
Foi com João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, navegadores enviados pelo Infante D. Henrique, que ficou a ssinalada a descoberta oficial da Madeira (1419-1420), e com Diogo Silves e Diogo Teive a do arquipélago dos Açores (1427-1452).
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores situam-se em pleno oceano Atlântico: a Madeira a sudoeste de Portugal continental e os Açores a oeste.
O arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira e de Porto Santo e por dois conjuntos de ilhotas, as desertas e as Selvagens.
O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas distribuídas por três grupo: Ocidental (Corvo e Flores), Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, e Faial) e Oriental (S. Miguel e Sta. Maria).
A colonização da Madeira iniciou-se em 1425 e a dos Açores em 1439, por iniciativa de Infante D. Henrique. O povoamento e a exploração das ilhas foram organizados em territórios denominados capitanias, administrados por capitães-donatários, que eram responsáveis pela exploração dos recursos naturais e que tinham a função de promover o povoamento destes territórios através da concessão de lotes de terra a colonos e, ainda a sua exploração económica.
As ilhas atlânticas também foram importantes como ponto escala de navegação portuguesa aquando da exploração da costa ocidental africana.
Isabel Tavares - 8º A
1 comentário:
isto não me valeu para nada
Enviar um comentário