ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DA CHARNECA DE CAPARICA



Se pudéssemos ser nós a traçar o percurso histórico como é que o traçaríamos? Como é que queremos o planeta em 2057? Podemos imaginar o que diriam os livros de História no futuro? Investigando e aprofundando alguns temas iremos pensar em formas de retratar os acontecimentos do passado, do presente e projectar os que possam ser marcantes para o planeta no futuro.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Livro Egipto 7º B



As Correntes Artísticas do Século XIX e XX

Cubismo
"Les Demoiselles d'Avignon"

O Cubismo foi um movimento artístico iniciado em 1907 por Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963) . Marcou uma verdadeira revolução no campo das artes e caracterizou-se, genericamente, por uma observação da realidade sob diferentes perspectivas resultando a sua representação numa sobreposição de planos numa geometrização das formas e numa intelectualização da realidade.









segunda-feira, 9 de junho de 2008

Abstraccionismo

"Composição VIII" de Kandinky
















Mais pintura abstraccionista...


"Moscovo" de Kandinky


Abstraccionismo (arte abstracta), corrente artística do início do século XX que utiliza uma nova linguagem plástica e pretende exprimir a realidade interior do artísta através de cores e volumes, sem recurso à realidade objectiva. Em Portugal, destacam-se Amadeu de Sousa Cardoso (1887-1918), Almada Negreiros (1893-1970), Vieira da Silva (1908-1992), entre outros.






Impressionismo


"Little Girl Gleaning" de August Renoir

O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.
Os autores impressionistas não etavam mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza. O Impressionistas procuram capatr diversas intensidades de luz, os tons da paisagem ao longo do dia.




Realismo

"Fila de espera diante de um asilo" de Sir Luke Fildes



O Realismo foi um movimento artístico que surgiu em França no século XIX como reacção ao Romantismo. Opunha-se ao realismo fotográfico e às excentricidades românticas e suas falsas idealizações da paixão amorosa. Baseava-se na observação da realidade, na razão e na ciência. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objectivo.















Futurismo





"Le Manège de Cochons" de Robert Delaunay






























"Dinamismo de um cão na coleira"


O Futurismo foi um movimento artístico que surgiu em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Fillippo Marinetti, no jornal francês Le Fígaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.


Realismo



"A Borda do Mar " de Gustave Courbert

Impressionismo

"Cavalos de Corrida" de Edgar Degas





" O Carnaval de Arlequim" de Miró










"A Persistência da Memória" de Salvador Dali

O Surrealismo foi um movimento artístico surgido em Paris nos anos 20. Foi influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939). Enfatiza o papel do inconsciente na actividade criativa.

As suas características são a combinação do representativo, do abstracto, e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve ser livre das exigências dalógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos.







Romantismo
"A Liberdade guiando o povo" de Eugéne Delacroix

O Romantismo foi um movimento artístico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa. Caracterizou-se como uma visão do mundo contrária ao racionalismo. Inicialmente era apenas uma atitude, um estado de espírito, que toma a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão do mundo centrada no indivíduo.

Os autores românticos retrataram o drama humano, os amores trágicos, os ideais utópicos.

O início do século XIX seria marcado pela subjectividade e pela emoção.















sexta-feira, 30 de maio de 2008

A Mitologia Grega - 7º A e B

Os trabalhos do Sebastian, da Sara Oliveira e da Filipa Alberto.
Dionísio (ou Dioniso) é o deus do vinho e da embriaguez, do lazer e do prazer. É geralmente representado sob a forma de um jovem imberbe, risonho e festivo, tendo nas mãos um cacho de uvas.
É considerado o deus protector do Teatro e em sua honra faziam-se as festas dionisíacas. Nunca mostra sua verdadeira face, aparecendo em forma de diversos animais.

Nas lendas romanas, Dionísio tornou-se Baco.
As celebrações em sua honra efectuadas em festivais primaveris prolongaram-se no tempo e no espaço, e não são alheias a algumas festas no nosso tempo.

Afrodite era a deusa grega da beleza e do amor. O seu culto praticava-se em cidades como Esparta, Corinto e Atenas.
As suas festas eram chamadas de afrodisíacas e eram celebradas por toda a Grécia.
Afrodisíaco vem de Afrodite.

quarta-feira, 28 de maio de 2008


O deus Ares pensado por Gonçalo



O deus da guerra. Entre os deuses, Ares era reconhecido pela sua armadura de latão; ele brandia uma lança na batalha.

Ares era raramente incluído no culto na Grécia antiga, salvo em Esparta, onde era lembrado antes da batalha, pois os gregos davam prioridade aos valores do espírito e à sabedoria.
Está implicado no mito de fundação da cidade de Tebas.

terça-feira, 27 de maio de 2008


O deus Eros visto pela Sara Butes



Erotismo, erótico e erógeno são vocábulos que têm origem no deus Eros.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A deusa Demeter num olhar da
Yaroslava






















Deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.
Os seus atributos são a espiga e o narciso e é representada tendo numa das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoulas, trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos.

Na cidade de Eleusis celebravam-se os mistérios, ou ritos secretos, em que Deméter figurava como deusa da fertilidade e Perséfone (sua filha) como encarnação do ciclo das estações.

A Era das Grandes Navegações e Descobrimentos marítimos

Navegar nos séculos XV e XVI era muito arriscado, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo causado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, outros tinham uma visão da terra como algo plano e portanto, ao navegar para o "fim" os navios poderiam cair num grande precipício.

Assim, tornou-se fundamental organizar as viagens. Era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. Os europeus já podiam contar com alguns instrumentos de navegação. Foi então que se lançaram nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. No caso português, com o fim de descobrir uma nova rota marítima para a Índia e descobrir novas terras.
Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

Marta Silva - 8º B


Curiosidades

Sabias que...

- O aeroporto de Veneza se chama Marco Polo di Venizia, em sua honra?

- Que foi na obra de Marco Polo que Cristóvão Colombo baseou os seus cálculos para chegar à "Índia" por Ocidente?

- é a unidade de velocidade de uma embarcação?

(O nó tem a sua origem nas práticas utilizadas nos navios para estimar avelocidade. Consistia em lançar da popa do navio um flutuador com uma forma calibrada, ligado ao navio por um cabo que tinha nós feitos a distâncias regulares. Medindo o número de nós que eram largados durante determinado tempo para permitir que o flutuador não fosse arrastado, dava uma estimativa da velocidade.)